1º momento
Este registro pode ser um texto, um documento multimídia ou um hiperdocumento. Se puderem, façam ligações (links) deste trabalho para o que seus alunos produziram. Assim, terão um hiperdocumento que pode ser ainda mais claro acerca de alguns objetivos que tenham conseguido atingir. Mas, mostrar os resultados de um projeto realizado, em geral não traduz o que ele tem de mais rico, o processo como se desenrolou a atividade.
Relatem o processo explicitando o que aconteceu, como vocês planejaram e o que precisaram modificar pelas imposições da prática. Se acharem que pode ajudar, aí vai um modelo de como pode ser estruturado o documento. Mas é só um modelo, para lá de limitado e incompleto, sintam-se livres tanto para não usá- lo, como para modificá-lo na medida em que o que vivenciaram sugira.
Pontos a constar no registro descritivo do projeto:
1. Descrição do projeto com seus objetivos, etapas, recursos necessários etc, exatamente o documento que foi criado durante a segunda semana descrevendo o projeto com as correções e adaptações que tenha sofrido desde então.
2. Características da turma em que foi experimentado: série, disciplinas envolvidas, quantas aulas foram necessárias, quantos alunos participaram, quantos professores e qual o papel de cada um.
3. Descrição de como se desenvolveu. Aqui entram, possivelmente, fotos que tenham tirado, depoimentos dos alunos dizendo o que acharam do projeto, o que avaliam que aprenderam com a atividade. Depoimentos de outros professores que tenham acompanhado e tenham alguma percepção interessante do ocorrido.
4. Resultados obtidos: aonde chegaram os alunos. Desenvolveram as competências e os conhecimentos que vocês esperavam? Quais? Quais objetivos esperados não foram atingidos? Que outras aprendizagens inesperadas aconteceram? Aqui, como no ítem anterior, pode ser uma boa idéia fazer links para os trabalhos que os alunos desenvolveram para ilustrar e confirmar o que afirmam.
5. Conclusões: o que aprenderam vocês como o desenvolvimento do projeto? De que forma projetos como esse podem integrar o planejamento de vocês? Que outras atividade podem passar a integrar planejamentos futuros em função do que perceberam nesta experiência? De alguma forma a experiência sugere mudanças importantes no seu planejamento para os anos vindouros? Quais?
6. Bibliografia e webliografia: os textos, sites, páginas da internet que os ajudaram a planejar o que planejaram, a fundamentar e analisar o ocorrido.
Isso tudo deve ser feito em um documento digital, isto é, no computador porque é lá que será depositado para que se torne acessível a todos.
A sugestão é que façam o registro usando o editor de texto no qual você já sabe como fazer links para outros documentos e para páginas na Internet. Quando estiver pronto, salve-o como HTML que será um formato mais confortável para ser lido por seus colegas e mais adequado para ser colocado disponível para leitura na Internet. Tome o roteiro como referência para a criação própria de vocês. Se ele ajudar a estruturar o seu documento, ótimo. Se o perceberem como uma “camisa de força”, ignorem-no e criem ou usem a forma que lhes parecer mais adequada.
Postar na biblioteca material do aluno, o relatório da atividade que foi realizada.
2º momento
Momento de socialização – etapa presencial – preparar uma apresentação de forma criativa da atividade que foi realizada com os alunos “registro digital da experiência” e que poderá ser de várias formas , como: poster, cartaz, blog, painel, retroprojetor, apresentação de slides, etc
Relato de experiência
A turma como um todo, recebeu bem a proposta da atividade, alguns alunos tiveram dificuldade hora de digitar, pois o laboratório da escola é único contato que eles têm com o computador. O que envolveu os alunos foi saber que atividade continuaria no laboratório de informática, isso fez com que eles tivessem um interesse maior em trazer a pesquisa. O número de alunos por computador poderá será ser menor para que trabalho transcorra de forma mais adequada do que a forma que transcorreu, pois só tinha quatro computadores para usar, então tive que optar por quarteto e não duplas. A minha intenção é no próximo ano com o laboratório totalizado (instalação de novos computadores) eu realize está atividade nas turmas de 5º ao 9º ano com parceria com os professores de língua portuguesas, história, geografia, artes, matemática e educação física e se desdobre em um blog da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário