Atividade 5
1.Professores(as) Durante as próximas duas semanas, quando vamos realizar o plano de aula voltado ao desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos, leve em conta a possibilidade de orientar os alunos para a integração de diferentes tecnologias a esse trabalho.
Orientação didática:
1- Desenvolver o plano de aula e registrar no fórum “Relato de projetos de trabalho” as atividades desenvolvidas, as estratégias criadas pelos alunos com os respectivos conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos, as tecnologias e mídias empregadas.
2- Comentar os relatos registrados pelos colegas.
3- Após a conclusão do projeto, analisar o previsto e o realizado comparando o plano de aula com os relatos registrados em fórum e fazer uma síntese das atividades desenvolvidas, principais estratégias criadas pelos alunos com os respectivos conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos pelos alunos, as tecnologias e mídias empregadas.
4- Inserir no fórum “Currículo desenvolvido na ação” sua análise sobre como os conceitos e estratégias, as mídias e tecnologias identificados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas.
5- Reelaborar o plano de aulas em arquivo no formato de texto.
6- Salvar o documento no seu portifólio.
7- Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema: Atividade 4.5, subtema: “Plano de aula reelaborado”. Inserir o Plano de Aulas reelaborado no Portal do Professor.
2.Dica de leitura: A tecnologia é uma estratégia (Guia do Cursista)
A aula foi aplicada na turma de 9º ano junto com a professora da turma, e a mesma já havia levantado as hipóteses e ampliados os conhecimentos sobre “crônica”.Usando o Data show exibimos o vídeo para a turma e ao final foi registrado se os alunos conheciam o autor do vídeo e suas obras, uma pequena minoria disseram que si, citando obras preferidas ("Pai não Entende Nada” "Comédias da Vida Privada") lembrando até que a "Comédias da Vida Privada" virou seriado da TV Globo nos anos 90.Foi feita a dramatização pelos alunos e ficou muito bom. Já no laboratório os alunos que não conheciam o autor ficaram fascinados com que liam.A aula transcorreu bem, foi com a grande maioria da turma a dificuldade foi em analisar as temáticas abordadas nos textos e o que caracteriza a produção textual do autor, pois eles queriam ler mais sobre o autor e suas obras, porém nada que atrapalhasse muito a conclusão da aula, víssemos um acordo coma a turma que ao final das reflexões eles poderiam continuar a navegação, foi sugerida também a visita à biblioteca.
Sites utilizados na aula:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11790/videomaiseducacaoluisfernandoverissimo.mpg
http://literal.terra.com.br/verissimo/porelemesmo/porelemesmo_lixo.shtml?porelemesmo
http://literal.terra.com.br/verissimo/