terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mensagem encerramento




O curso foi uma empolgante aventura onde pude refletir sobre o mundo que vivemos e as conseqüências do papel da tecnologia na vida cotidiana, pude compreender a construção do conhecimento na sociedade da informação,
descobrir juntos com os colegas como participar mais efetivamente desse processo
e como inseri-lo em minha vida profissional, contribuindo cada vez mais para a
qualidade da educação. O que mais gostei durante o curso foi a troca de
experiência com os colegas da turma e o incentivo da tutora Vânia que sempre
esteve e "está" pronta a ajudar.




Na vida damos muitas voltas...
E,
durante esses giros encontramos muitas pessoas que
nos marcam e que nos
deixam alguma coisa especial.



Sentirei falta de todos !!

Atividade 7

Atividade 7

1.Agora que temos prática de sala de aula com projetos de trabalho desenvolvidos pelos alunos, vamos compartilhar e debater nossas experiências com colegas de outras turmas e com outros profissionais que utilizam diferentes estratégias para incorporar tecnologias ao currículo. Desse modo, participaremos da criação de comunidades de aprendizagem e de prática por meio do Portal do Professor ao tempo que buscamos novas referências sobre projetos nesse Portal: Descobriremos aí um mundo de informações importantes e outros modos de conceber e desenvolver projetos.

Orientação didática:
1- Navegar no Portal do Professor.
2- Clicar na opção Interação e Colaboração.
3- Explorar as diferentes áreas abertas para a interação e colaboração: chats, blogs, seminário on-line, inovações interativas.
4- Fazer um relato de sua experiência com projeto usando tecnologias no currículo na área intitulada “Relatos de Experiências”.
5- Ler os relatos postados nessa área, verificar se existem outros relatos a respeito do desenvolvimento de projetos curriculares com o uso de tecnologias e comentar aqueles que mais lhe chamaram a atenção.

2.Convidamos a todos a dialogar com o texto intitulado "A Tecnologia é uma estratégia" de autoria de Bento Duarte da Silva da Universidade de Minho, Portugal e, em seguida, analisar e debater suas contribuições com os colegas no espaço de interação e colaboração do Portal do Professor. O texto encontra-se disponível na Biblioteca, em Material do Professor. Desejamos a todos(as) que novos diálogos com outros autores venham a acontecer, bem como experiências inovadoras venham a ser compartilhadas nesta rede humana de aprendizagem, em que cada um possa assumir o papel de aprendente e ensinante do outro.

Atividade 6

Atividade 6

1.Vamos pensar sobre as questões abaixo:
1- O que é currículo?
2- Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
3- Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
4 - Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
2.Para respondermos estas questões articulando a prática analisada com a teoria, vamos efetuar a leitura dos seguintes artigos: ALMEIDA, M. E. B. e PRADO, M. E. B. B. Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, 2008. PRADO, M. E. B. B. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações In: Moran, J. M.e ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias na educação. Brasília, DF: SEED/MEC, 2005.
3.Salve seu trabalho e poste na Biblioteca, Material do Aluno:ativ-6-seunome, tema: Atividade 4.6, subtema: "Conceito de Currículo".

O que é currículo?
O currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar. É fundamental ter em mente aonde se quer chegar para poder pensar nas melhores formas de trabalhar cada um dos conteúdos.
“(...) marcando o espaço e o papel exercido pelos diferentes elementos envolvidos com o processo educativo: o aproveitamento do tempo escolar, a articulação entre as diversas áreas do conhecimento, os conteúdos e programas, a definição de normas e padrões de comportamento, a escolha de técnicas, de procedimentos didáticos e de avaliação, assim como as intenções relativas aos aspectos valorativos e morais projetados pela escola” (Pinheiro, 1998, p. 81).
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
As tecnologias contribuem para o estímulo á curiosidade, criatividade e o trabalho em grupo,proporcionam o aumento da concentração, além de proporcionar o rompimento das paredes da sala de aula integrando casa, cidade e mundo.
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
É preciso haver um planejamento fundamentados nas bases do currículo, que incluam o uso das tecnologias de informação e de comunicação, também a busca constante por parte do professor em capacitar-se para fazer melhor uso das tecnologias

Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Para fazer uso de projetos temos que levarem conta vários aspectos entre eles a realidade e o comprometimento de toda comunidade escolar, isto é,propor assuntos de interesse dos alunos e envolver escola,pais e alunos .Com todos envolvidos e usando as tecnologias o professor poderá guiar os alunos na grande estrada do conhecimento e das descobertas.
Neste sentido Barbier (In: Machado, 2000) salienta: “(...) o projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma idéia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma idéia a transformar em acto” (p.6).
Referência bibliográfica
http://wiki.educartis.com/wiki/index.php?title=Curr%C3%ADculo_escolar
http://educar.no.sapo.pt/curriculo.htm
http://educacaodeinfancia.com/o-que-e-o-curriculo/
http://revistaescola.abril.com.br/
http://usuarios.upf.br/~carolina/pos/250m.pdf
http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/trabalhando-projetos.htm

Atividade 5

Atividade 5

1.Professores(as) Durante as próximas duas semanas, quando vamos realizar o plano de aula voltado ao desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos, leve em conta a possibilidade de orientar os alunos para a integração de diferentes tecnologias a esse trabalho.

Orientação didática:
1- Desenvolver o plano de aula e registrar no fórum “Relato de projetos de trabalho” as atividades desenvolvidas, as estratégias criadas pelos alunos com os respectivos conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos, as tecnologias e mídias empregadas.
2- Comentar os relatos registrados pelos colegas.
3- Após a conclusão do projeto, analisar o previsto e o realizado comparando o plano de aula com os relatos registrados em fórum e fazer uma síntese das atividades desenvolvidas, principais estratégias criadas pelos alunos com os respectivos conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos pelos alunos, as tecnologias e mídias empregadas.
4- Inserir no fórum “Currículo desenvolvido na ação” sua análise sobre como os conceitos e estratégias, as mídias e tecnologias identificados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas.
5- Reelaborar o plano de aulas em arquivo no formato de texto.
6- Salvar o documento no seu portifólio.
7- Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema: Atividade 4.5, subtema: “Plano de aula reelaborado”. Inserir o Plano de Aulas reelaborado no Portal do Professor.

2.Dica de leitura: A tecnologia é uma estratégia (Guia do Cursista)

A aula foi aplicada na turma de 9º ano junto com a professora da turma, e a mesma já havia levantado as hipóteses e ampliados os conhecimentos sobre “crônica”.Usando o Data show exibimos o vídeo para a turma e ao final foi registrado se os alunos conheciam o autor do vídeo e suas obras, uma pequena minoria disseram que si, citando obras preferidas ("Pai não Entende Nada” "Comédias da Vida Privada") lembrando até que a "Comédias da Vida Privada" virou seriado da TV Globo nos anos 90.Foi feita a dramatização pelos alunos e ficou muito bom. Já no laboratório os alunos que não conheciam o autor ficaram fascinados com que liam.A aula transcorreu bem, foi com a grande maioria da turma a dificuldade foi em analisar as temáticas abordadas nos textos e o que caracteriza a produção textual do autor, pois eles queriam ler mais sobre o autor e suas obras, porém nada que atrapalhasse muito a conclusão da aula, víssemos um acordo coma a turma que ao final das reflexões eles poderiam continuar a navegação, foi sugerida também a visita à biblioteca.

Sites utilizados na aula:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11790/videomaiseducacaoluisfernandoverissimo.mpg

http://literal.terra.com.br/verissimo/porelemesmo/porelemesmo_lixo.shtml?porelemesmo

http://literal.terra.com.br/verissimo/

Atividade 4

Atividade 4

1.Vamos agora trabalhar em pequenos grupos para conhecer experiências de uso de tecnologias ao currículo vivenciadas pelos colegas. Entre em contato com outros cursistas (pode ser via webmail) para formar pequenos grupos (três ou quatro participantes).

Orientação didática:
1- Escolher um representante do grupo para registrar a síntese das análises e atribuir um nome ao grupo. Por exemplo: Canela.
2- Cada grupo vai debater sobre as experiências de seus membros relacionadas ao uso de tecnologias no currículo.
3- Identificar em relação às experiências: disciplinas envolvidas, atividades desenvolvidas, objetivos da atividade, conteúdos trabalhados, tecnologias e mídias utilizadas, duração da atividade, os conhecimentos, atitudes e procedimentos que os alunos mobilizaram ou aprenderam.
4- Registrar em documento do editor de texto, a síntese das análises do grupo sobre as experiências.
5- Salvar o documento no seu portifólio.
6- Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Atividade 4.4”, subtema: "Uso de tecnologias no curriculo".

2.Leitura recomendada: "Articulando saberes e transformando a prática" de Maria Elisabette B. B. Prado e Maria Elisabeth B. de Almeida; "Integração das Tecnologias na Educação" de Almeida e Moran. Boa leitura!



Grandes Autores da Nossa Literatura
 Professores Envolvidos:
Português : Ana Lúcia
Incentivadora da Palavra: Mauricéia
 Objetivos
Refletir sobre o gênero discursivo Crônica;
Conhecer o autor Luís Fernando Veríssimo e suas a obras.

 Público alvo:
Alunos do 9º ano
 Duração das atividades
5 aulas
 Conteúdo:

Língua Portuguesa
Literatura

 Recursos utilizados (Mídias):

Data Show
Laboratório de Informática

 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É interessante levantar o que os alunos já sabem sobre crônicas para provocar desestabilização de hipóteses e, ou, ampliação dos conhecimentos.
 Desenvolvimento
1º momento:
• Exibir o vídeo com a biografia de Luís Fernando Veríssimo disponível no Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11790/videomaiseducacaoluisfernandoverissimo.mpg
• Perguntar aos alunos se já conheciam o autor e o que são “crônicas”.
2º momento:
• Propor a leitura compartilhada da crônica O Lixo, de Luis Fernando Veríssimo, um aluno lendo as falas da personagem masculina e outra as falas da personagem feminina, oferecendo-lhes cópias do texto:



O lixo

Encontram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam.
- Bom dia...
- Bom dia.
- A senhora é do 610.
- E o senhor do 612
- É.
- Eu ainda não lhe conhecia pessoalmente...
- Pois é...
- Desculpe a minha indiscrição, mas tenho visto o seu lixo...
- O meu quê?
- O seu lixo.
- Ah...
- Reparei que nunca é muito. Sua família deve ser pequena...
- Na verdade sou só eu.
- Mmmm. Notei também que o senhor usa muito comida em lata.
- É que eu tenho que fazer minha própria comida. E como não sei cozinhar...
- Entendo.
- A senhora também...
- Me chame de você.
- Você também perdoe a minha indiscrição, mas tenho visto alguns restos de comida em seu lixo. Champignons, coisas assim...
- É que eu gosto muito de cozinhar. Fazer pratos diferentes. Mas, como moro sozinha, às vezes sobra...
- A senhora... Você não tem família?
- Tenho, mas não aqui.
- No Espírito Santo.
- Como é que você sabe?
- Vejo uns envelopes no seu lixo. Do Espírito Santo.
- É. Mamãe escreve todas as semanas.
- Ela é professora?
- Isso é incrível! Como foi que você adivinhou?
- Pela letra no envelope. Achei que era letra de professora.
- O senhor não recebe muitas cartas. A julgar pelo seu lixo.
- Pois é...
- No outro dia tinha um envelope de telegrama amassado.
- É.
- Más notícias?
- Meu pai. Morreu.
- Sinto muito.
- Ele já estava bem velhinho. Lá no Sul. Há tempos não nos víamos.
- Foi por isso que você recomeçou a fumar?
- Como é que você sabe?
- De um dia para o outro começaram a aparecer carteiras de cigarro amassadas no seu lixo.
- É verdade. Mas consegui parar outra vez.
- Eu, graças a Deus, nunca fumei.
- Eu sei. Mas tenho visto uns vidrinhos de comprimido no seu lixo...
- Tranqüilizantes. Foi uma fase. Já passou.
- Você brigou com o namorado, certo?
- Isso você também descobriu no lixo?
- Primeiro o buquê de flores, com o cartãozinho, jogado fora. Depois, muito lenço de papel.
- É, chorei bastante, mas já passou.
- Mas hoje ainda tem uns lencinhos...
- É que eu estou com um pouco de coriza.
- Ah.
- Vejo muita revista de palavras cruzadas no seu lixo.
- É. Sim. Bem. Eu fico muito em casa. Não saio muito. Sabe como é.
- Namorada?
- Não.
- Mas há uns dias tinha uma fotografia de mulher no seu lixo. Até bonitinha.
- Eu estava limpando umas gavetas. Coisa antiga.
- Você não rasgou a fotografia. Isso significa que, no fundo, você quer que ela volte.
- Você já está analisando o meu lixo!
- Não posso negar que o seu lixo me interessou.
- Engraçado. Quando examinei o seu lixo, decidi que gostaria de conhecê-la. Acho que foi a poesia.
- Não! Você viu meus poemas?
- Vi e gostei muito.
- Mas são muito ruins!
- Se você achasse eles ruins mesmo, teria rasgado. Eles só estavam dobrados.
- Se eu soubesse que você ia ler...
- Só não fiquei com eles porque, afinal, estaria roubando. Se bem que, não sei: o lixo da pessoa ainda é propriedade dela?
- Acho que não. Lixo é domínio público.
- Você tem razão. Através do lixo, o particular se torna público. O que sobra da nossa vida privada se integra com a sobra dos outros. O lixo é comunitário. É a nossa parte mais social. Será isso?
- Bom, aí você já está indo fundo demais no lixo. Acho que...
- Ontem, no seu lixo...
- O quê?
- Me enganei, ou eram cascas de camarão?
- Acertou. Comprei uns camarões graúdos e descasquei.
- Eu adoro camarão.
- Descasquei, mas ainda não comi. Quem sabe a gente pode...
- Jantar juntos?
- É.
- Não quero dar trabalho.
- Trabalho nenhum.
- Vai sujar a sua cozinha?
- Nada. Num instante se limpa tudo e põe os restos fora.
- No seu lixo ou no meu?
Fonte: Disponível em http://literal.terra.com.br/verissimo/porelemesmo/porelemesmo_lixo.shtml?porelemesmo
Originalmente publicada em O Analista de Bagé. L&PM, 1981.


• Discutir com a turma conteúdo do texto, a linguagem utilizada, a estrutura escolhida pelo autor.
3º momento:
• Na sala de informática, pedir que os alunos acessem outras crônicas de Veríssimo disponíveis em http://literal.terra.com.br/verissimo/
• , apontem quais as temáticas abordadas nos textos e o que caracteriza a produção textual desse autor, levando-os a reflexão sobre esse gênero discursivo.
 Avaliação
Observação dos aspectos analisados pelos alunos ao discutirem as crônicas de Luís Fernando Veríssimo.

Atividade 3

Atividade 3

1.Reflita sobre uma vivência ou experiência da trabalho com projetos em sala de aula envolvendo ouso das tecnologias. Elabore um texto descritivo no editor de texto, destacando aspectos relacionados aos conteúdos curriculares trabalhados e aos recursos tecnológicos, respondendo as questões:
a) Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
b) Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas?
c) Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?

2.O documento deve ser salvo no seu portifólio da seguinte forma:ativseunome. Poste o arquivo na Biblioteca, Matrial do Aluno, Tema: Atividade 4.3, subtema: "Contribuições das Tecnologias" . Acesse as atividades postadas pelos outros cursistas para conhecer outras reflexões e relatos.

3.Sugestão de leitura: Texto "Projeto pedagógico: pano de fundo para escolha de um software educacional" de Fernanda Maria Pereira Freire e Maria Elisabette Brisola Brito Prado



Como trabalho em uma escola que possui apenas o computador da sala da direção com internet, venho adaptando os projetos no que é possível.
E depois que comecei a fazer o curso de Tic’s percebi que posso enriquecer muito minhas aulas, graças às trocas de experiências. Então tive a idéia de montar o projeto Viagem ao corpo Humano e para minha surpresa foi mais fácil do que eu imaginei...
Levei o data show para sala e tive uma enorme surpresa ao perceber que 3 alunos nunca haviam entrado em um cinema,a emoção deles contagiou toda a turma. O comportamento durante a exibição dos vídeos foi surpreendente já que minha turma é muito agitada e falam muito. Durante os debates sobre os vídeos os alunos mais agitados foram os que mais participaram contribuindo muito com o grupo.

A conclusão que cheguei que posso ter uma turma muito mais interessada e comprometida usando adequadamente as tecnologias.

Atividade 2

Atividade 2

1.Participe do Fórum "Possibilidades de Contribuições das Tecnologias" e registre algumas características das tecnologias da informação e comunicação que, no seu entender, pode trazer significativas contribuições ao integrá-las à sua prática pedagógica. Em seguida, leia as características apontadas pelos demais cursistas e comente duas delas. Sugerimos a leitura do texto "Por que o computador na educação?” de José Armando Valente (Guia do Cursista).

As tecnologias no meu ver estão cada dia fazendo parte da vivência escolar dos alunos, pois os profissionais da educação estão percebendo que não podem mais ficar trancados nos muros da escola,sei que essa realidade é mínima ainda ,por isso, que tento fazer em minhas aulas guiar os alunos por novos caminhos e também procuro mostrar ao colegas que ainda não tem está visão que a tecnologia na escola pode ser e é uma grande aliada no processo ensino aprendizagem e com ela os alunos passaram a ser muito mais criativos , críticos e participativos nesse processo.