terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mensagem encerramento




O curso foi uma empolgante aventura onde pude refletir sobre o mundo que vivemos e as conseqüências do papel da tecnologia na vida cotidiana, pude compreender a construção do conhecimento na sociedade da informação,
descobrir juntos com os colegas como participar mais efetivamente desse processo
e como inseri-lo em minha vida profissional, contribuindo cada vez mais para a
qualidade da educação. O que mais gostei durante o curso foi a troca de
experiência com os colegas da turma e o incentivo da tutora Vânia que sempre
esteve e "está" pronta a ajudar.




Na vida damos muitas voltas...
E,
durante esses giros encontramos muitas pessoas que
nos marcam e que nos
deixam alguma coisa especial.



Sentirei falta de todos !!

Atividade 7

Atividade 7

1.Agora que temos prática de sala de aula com projetos de trabalho desenvolvidos pelos alunos, vamos compartilhar e debater nossas experiências com colegas de outras turmas e com outros profissionais que utilizam diferentes estratégias para incorporar tecnologias ao currículo. Desse modo, participaremos da criação de comunidades de aprendizagem e de prática por meio do Portal do Professor ao tempo que buscamos novas referências sobre projetos nesse Portal: Descobriremos aí um mundo de informações importantes e outros modos de conceber e desenvolver projetos.

Orientação didática:
1- Navegar no Portal do Professor.
2- Clicar na opção Interação e Colaboração.
3- Explorar as diferentes áreas abertas para a interação e colaboração: chats, blogs, seminário on-line, inovações interativas.
4- Fazer um relato de sua experiência com projeto usando tecnologias no currículo na área intitulada “Relatos de Experiências”.
5- Ler os relatos postados nessa área, verificar se existem outros relatos a respeito do desenvolvimento de projetos curriculares com o uso de tecnologias e comentar aqueles que mais lhe chamaram a atenção.

2.Convidamos a todos a dialogar com o texto intitulado "A Tecnologia é uma estratégia" de autoria de Bento Duarte da Silva da Universidade de Minho, Portugal e, em seguida, analisar e debater suas contribuições com os colegas no espaço de interação e colaboração do Portal do Professor. O texto encontra-se disponível na Biblioteca, em Material do Professor. Desejamos a todos(as) que novos diálogos com outros autores venham a acontecer, bem como experiências inovadoras venham a ser compartilhadas nesta rede humana de aprendizagem, em que cada um possa assumir o papel de aprendente e ensinante do outro.

Atividade 6

Atividade 6

1.Vamos pensar sobre as questões abaixo:
1- O que é currículo?
2- Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
3- Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
4 - Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
2.Para respondermos estas questões articulando a prática analisada com a teoria, vamos efetuar a leitura dos seguintes artigos: ALMEIDA, M. E. B. e PRADO, M. E. B. B. Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, 2008. PRADO, M. E. B. B. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações In: Moran, J. M.e ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias na educação. Brasília, DF: SEED/MEC, 2005.
3.Salve seu trabalho e poste na Biblioteca, Material do Aluno:ativ-6-seunome, tema: Atividade 4.6, subtema: "Conceito de Currículo".

O que é currículo?
O currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar. É fundamental ter em mente aonde se quer chegar para poder pensar nas melhores formas de trabalhar cada um dos conteúdos.
“(...) marcando o espaço e o papel exercido pelos diferentes elementos envolvidos com o processo educativo: o aproveitamento do tempo escolar, a articulação entre as diversas áreas do conhecimento, os conteúdos e programas, a definição de normas e padrões de comportamento, a escolha de técnicas, de procedimentos didáticos e de avaliação, assim como as intenções relativas aos aspectos valorativos e morais projetados pela escola” (Pinheiro, 1998, p. 81).
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
As tecnologias contribuem para o estímulo á curiosidade, criatividade e o trabalho em grupo,proporcionam o aumento da concentração, além de proporcionar o rompimento das paredes da sala de aula integrando casa, cidade e mundo.
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
É preciso haver um planejamento fundamentados nas bases do currículo, que incluam o uso das tecnologias de informação e de comunicação, também a busca constante por parte do professor em capacitar-se para fazer melhor uso das tecnologias

Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Para fazer uso de projetos temos que levarem conta vários aspectos entre eles a realidade e o comprometimento de toda comunidade escolar, isto é,propor assuntos de interesse dos alunos e envolver escola,pais e alunos .Com todos envolvidos e usando as tecnologias o professor poderá guiar os alunos na grande estrada do conhecimento e das descobertas.
Neste sentido Barbier (In: Machado, 2000) salienta: “(...) o projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma idéia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma idéia a transformar em acto” (p.6).
Referência bibliográfica
http://wiki.educartis.com/wiki/index.php?title=Curr%C3%ADculo_escolar
http://educar.no.sapo.pt/curriculo.htm
http://educacaodeinfancia.com/o-que-e-o-curriculo/
http://revistaescola.abril.com.br/
http://usuarios.upf.br/~carolina/pos/250m.pdf
http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/trabalhando-projetos.htm

Atividade 5

Atividade 5

1.Professores(as) Durante as próximas duas semanas, quando vamos realizar o plano de aula voltado ao desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos, leve em conta a possibilidade de orientar os alunos para a integração de diferentes tecnologias a esse trabalho.

Orientação didática:
1- Desenvolver o plano de aula e registrar no fórum “Relato de projetos de trabalho” as atividades desenvolvidas, as estratégias criadas pelos alunos com os respectivos conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos, as tecnologias e mídias empregadas.
2- Comentar os relatos registrados pelos colegas.
3- Após a conclusão do projeto, analisar o previsto e o realizado comparando o plano de aula com os relatos registrados em fórum e fazer uma síntese das atividades desenvolvidas, principais estratégias criadas pelos alunos com os respectivos conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos pelos alunos, as tecnologias e mídias empregadas.
4- Inserir no fórum “Currículo desenvolvido na ação” sua análise sobre como os conceitos e estratégias, as mídias e tecnologias identificados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas.
5- Reelaborar o plano de aulas em arquivo no formato de texto.
6- Salvar o documento no seu portifólio.
7- Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema: Atividade 4.5, subtema: “Plano de aula reelaborado”. Inserir o Plano de Aulas reelaborado no Portal do Professor.

2.Dica de leitura: A tecnologia é uma estratégia (Guia do Cursista)

A aula foi aplicada na turma de 9º ano junto com a professora da turma, e a mesma já havia levantado as hipóteses e ampliados os conhecimentos sobre “crônica”.Usando o Data show exibimos o vídeo para a turma e ao final foi registrado se os alunos conheciam o autor do vídeo e suas obras, uma pequena minoria disseram que si, citando obras preferidas ("Pai não Entende Nada” "Comédias da Vida Privada") lembrando até que a "Comédias da Vida Privada" virou seriado da TV Globo nos anos 90.Foi feita a dramatização pelos alunos e ficou muito bom. Já no laboratório os alunos que não conheciam o autor ficaram fascinados com que liam.A aula transcorreu bem, foi com a grande maioria da turma a dificuldade foi em analisar as temáticas abordadas nos textos e o que caracteriza a produção textual do autor, pois eles queriam ler mais sobre o autor e suas obras, porém nada que atrapalhasse muito a conclusão da aula, víssemos um acordo coma a turma que ao final das reflexões eles poderiam continuar a navegação, foi sugerida também a visita à biblioteca.

Sites utilizados na aula:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11790/videomaiseducacaoluisfernandoverissimo.mpg

http://literal.terra.com.br/verissimo/porelemesmo/porelemesmo_lixo.shtml?porelemesmo

http://literal.terra.com.br/verissimo/

Atividade 4

Atividade 4

1.Vamos agora trabalhar em pequenos grupos para conhecer experiências de uso de tecnologias ao currículo vivenciadas pelos colegas. Entre em contato com outros cursistas (pode ser via webmail) para formar pequenos grupos (três ou quatro participantes).

Orientação didática:
1- Escolher um representante do grupo para registrar a síntese das análises e atribuir um nome ao grupo. Por exemplo: Canela.
2- Cada grupo vai debater sobre as experiências de seus membros relacionadas ao uso de tecnologias no currículo.
3- Identificar em relação às experiências: disciplinas envolvidas, atividades desenvolvidas, objetivos da atividade, conteúdos trabalhados, tecnologias e mídias utilizadas, duração da atividade, os conhecimentos, atitudes e procedimentos que os alunos mobilizaram ou aprenderam.
4- Registrar em documento do editor de texto, a síntese das análises do grupo sobre as experiências.
5- Salvar o documento no seu portifólio.
6- Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Atividade 4.4”, subtema: "Uso de tecnologias no curriculo".

2.Leitura recomendada: "Articulando saberes e transformando a prática" de Maria Elisabette B. B. Prado e Maria Elisabeth B. de Almeida; "Integração das Tecnologias na Educação" de Almeida e Moran. Boa leitura!



Grandes Autores da Nossa Literatura
 Professores Envolvidos:
Português : Ana Lúcia
Incentivadora da Palavra: Mauricéia
 Objetivos
Refletir sobre o gênero discursivo Crônica;
Conhecer o autor Luís Fernando Veríssimo e suas a obras.

 Público alvo:
Alunos do 9º ano
 Duração das atividades
5 aulas
 Conteúdo:

Língua Portuguesa
Literatura

 Recursos utilizados (Mídias):

Data Show
Laboratório de Informática

 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É interessante levantar o que os alunos já sabem sobre crônicas para provocar desestabilização de hipóteses e, ou, ampliação dos conhecimentos.
 Desenvolvimento
1º momento:
• Exibir o vídeo com a biografia de Luís Fernando Veríssimo disponível no Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11790/videomaiseducacaoluisfernandoverissimo.mpg
• Perguntar aos alunos se já conheciam o autor e o que são “crônicas”.
2º momento:
• Propor a leitura compartilhada da crônica O Lixo, de Luis Fernando Veríssimo, um aluno lendo as falas da personagem masculina e outra as falas da personagem feminina, oferecendo-lhes cópias do texto:



O lixo

Encontram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam.
- Bom dia...
- Bom dia.
- A senhora é do 610.
- E o senhor do 612
- É.
- Eu ainda não lhe conhecia pessoalmente...
- Pois é...
- Desculpe a minha indiscrição, mas tenho visto o seu lixo...
- O meu quê?
- O seu lixo.
- Ah...
- Reparei que nunca é muito. Sua família deve ser pequena...
- Na verdade sou só eu.
- Mmmm. Notei também que o senhor usa muito comida em lata.
- É que eu tenho que fazer minha própria comida. E como não sei cozinhar...
- Entendo.
- A senhora também...
- Me chame de você.
- Você também perdoe a minha indiscrição, mas tenho visto alguns restos de comida em seu lixo. Champignons, coisas assim...
- É que eu gosto muito de cozinhar. Fazer pratos diferentes. Mas, como moro sozinha, às vezes sobra...
- A senhora... Você não tem família?
- Tenho, mas não aqui.
- No Espírito Santo.
- Como é que você sabe?
- Vejo uns envelopes no seu lixo. Do Espírito Santo.
- É. Mamãe escreve todas as semanas.
- Ela é professora?
- Isso é incrível! Como foi que você adivinhou?
- Pela letra no envelope. Achei que era letra de professora.
- O senhor não recebe muitas cartas. A julgar pelo seu lixo.
- Pois é...
- No outro dia tinha um envelope de telegrama amassado.
- É.
- Más notícias?
- Meu pai. Morreu.
- Sinto muito.
- Ele já estava bem velhinho. Lá no Sul. Há tempos não nos víamos.
- Foi por isso que você recomeçou a fumar?
- Como é que você sabe?
- De um dia para o outro começaram a aparecer carteiras de cigarro amassadas no seu lixo.
- É verdade. Mas consegui parar outra vez.
- Eu, graças a Deus, nunca fumei.
- Eu sei. Mas tenho visto uns vidrinhos de comprimido no seu lixo...
- Tranqüilizantes. Foi uma fase. Já passou.
- Você brigou com o namorado, certo?
- Isso você também descobriu no lixo?
- Primeiro o buquê de flores, com o cartãozinho, jogado fora. Depois, muito lenço de papel.
- É, chorei bastante, mas já passou.
- Mas hoje ainda tem uns lencinhos...
- É que eu estou com um pouco de coriza.
- Ah.
- Vejo muita revista de palavras cruzadas no seu lixo.
- É. Sim. Bem. Eu fico muito em casa. Não saio muito. Sabe como é.
- Namorada?
- Não.
- Mas há uns dias tinha uma fotografia de mulher no seu lixo. Até bonitinha.
- Eu estava limpando umas gavetas. Coisa antiga.
- Você não rasgou a fotografia. Isso significa que, no fundo, você quer que ela volte.
- Você já está analisando o meu lixo!
- Não posso negar que o seu lixo me interessou.
- Engraçado. Quando examinei o seu lixo, decidi que gostaria de conhecê-la. Acho que foi a poesia.
- Não! Você viu meus poemas?
- Vi e gostei muito.
- Mas são muito ruins!
- Se você achasse eles ruins mesmo, teria rasgado. Eles só estavam dobrados.
- Se eu soubesse que você ia ler...
- Só não fiquei com eles porque, afinal, estaria roubando. Se bem que, não sei: o lixo da pessoa ainda é propriedade dela?
- Acho que não. Lixo é domínio público.
- Você tem razão. Através do lixo, o particular se torna público. O que sobra da nossa vida privada se integra com a sobra dos outros. O lixo é comunitário. É a nossa parte mais social. Será isso?
- Bom, aí você já está indo fundo demais no lixo. Acho que...
- Ontem, no seu lixo...
- O quê?
- Me enganei, ou eram cascas de camarão?
- Acertou. Comprei uns camarões graúdos e descasquei.
- Eu adoro camarão.
- Descasquei, mas ainda não comi. Quem sabe a gente pode...
- Jantar juntos?
- É.
- Não quero dar trabalho.
- Trabalho nenhum.
- Vai sujar a sua cozinha?
- Nada. Num instante se limpa tudo e põe os restos fora.
- No seu lixo ou no meu?
Fonte: Disponível em http://literal.terra.com.br/verissimo/porelemesmo/porelemesmo_lixo.shtml?porelemesmo
Originalmente publicada em O Analista de Bagé. L&PM, 1981.


• Discutir com a turma conteúdo do texto, a linguagem utilizada, a estrutura escolhida pelo autor.
3º momento:
• Na sala de informática, pedir que os alunos acessem outras crônicas de Veríssimo disponíveis em http://literal.terra.com.br/verissimo/
• , apontem quais as temáticas abordadas nos textos e o que caracteriza a produção textual desse autor, levando-os a reflexão sobre esse gênero discursivo.
 Avaliação
Observação dos aspectos analisados pelos alunos ao discutirem as crônicas de Luís Fernando Veríssimo.

Atividade 3

Atividade 3

1.Reflita sobre uma vivência ou experiência da trabalho com projetos em sala de aula envolvendo ouso das tecnologias. Elabore um texto descritivo no editor de texto, destacando aspectos relacionados aos conteúdos curriculares trabalhados e aos recursos tecnológicos, respondendo as questões:
a) Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
b) Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas?
c) Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?

2.O documento deve ser salvo no seu portifólio da seguinte forma:ativseunome. Poste o arquivo na Biblioteca, Matrial do Aluno, Tema: Atividade 4.3, subtema: "Contribuições das Tecnologias" . Acesse as atividades postadas pelos outros cursistas para conhecer outras reflexões e relatos.

3.Sugestão de leitura: Texto "Projeto pedagógico: pano de fundo para escolha de um software educacional" de Fernanda Maria Pereira Freire e Maria Elisabette Brisola Brito Prado



Como trabalho em uma escola que possui apenas o computador da sala da direção com internet, venho adaptando os projetos no que é possível.
E depois que comecei a fazer o curso de Tic’s percebi que posso enriquecer muito minhas aulas, graças às trocas de experiências. Então tive a idéia de montar o projeto Viagem ao corpo Humano e para minha surpresa foi mais fácil do que eu imaginei...
Levei o data show para sala e tive uma enorme surpresa ao perceber que 3 alunos nunca haviam entrado em um cinema,a emoção deles contagiou toda a turma. O comportamento durante a exibição dos vídeos foi surpreendente já que minha turma é muito agitada e falam muito. Durante os debates sobre os vídeos os alunos mais agitados foram os que mais participaram contribuindo muito com o grupo.

A conclusão que cheguei que posso ter uma turma muito mais interessada e comprometida usando adequadamente as tecnologias.

Atividade 2

Atividade 2

1.Participe do Fórum "Possibilidades de Contribuições das Tecnologias" e registre algumas características das tecnologias da informação e comunicação que, no seu entender, pode trazer significativas contribuições ao integrá-las à sua prática pedagógica. Em seguida, leia as características apontadas pelos demais cursistas e comente duas delas. Sugerimos a leitura do texto "Por que o computador na educação?” de José Armando Valente (Guia do Cursista).

As tecnologias no meu ver estão cada dia fazendo parte da vivência escolar dos alunos, pois os profissionais da educação estão percebendo que não podem mais ficar trancados nos muros da escola,sei que essa realidade é mínima ainda ,por isso, que tento fazer em minhas aulas guiar os alunos por novos caminhos e também procuro mostrar ao colegas que ainda não tem está visão que a tecnologia na escola pode ser e é uma grande aliada no processo ensino aprendizagem e com ela os alunos passaram a ser muito mais criativos , críticos e participativos nesse processo.

Atividade 1

Atividade 1

1.Essa atividade tem o objetivo de provocar reflexões sobre a possibilidade de mudanças no seu trabalho pedagógico. Dinâmica: divisão do grupo em 5 (cinco) subgrupos para a reflexão dos questionamentos:
1- Será que, usando computadores e internet nas atividades escolares, faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
2 - Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
3 - O que mudará na aprendizagem do aluno?
4 - Que novos aspectos vão requerer maior atenção da nossa parte?
5 - Podemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?
2.Discussão nos subgrupos e no grande grupo. Leitura do Poema: "De mãos dadas", de Carlos Drummond de Andrade e a entrevista de Pedro Demo (Guia do Cursista).
3.Para esta atividade, dividir a turma de modo que as pessoas do grupo 01 deverão escrever o tema 01, as do grupo 2 sobre o tema 02 e assim por diante.
4.Postar esta atividade na Biblioteca, material do aluno, tema ativ 4.1-subtema: "Identificação de mudanças".

Ao propor o aluno realizar uma tarefa com uso da internet, devemos nos atentar para que atividade seja direcionada e motivadora, para que o aluno não se afaste do objetivo proposto o professor deve ser o guia nesse mundo, como nos fala a poesia:
“Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.” - Carlos Drummond de Andrade

Início do módulo IV

Fim do módulo III

Atividade 8

Atividade 8
1.Releia as apresentações (atividade anterior) postadas na biblioteca. Analise-as e utilizando o webmail, envie sugestões de como melhorá-las para, no mínimo para dois cursistas.

Atividade 7

Atividade 7
1.Crie um produto hipermídia em editor de apresentações para ser trabalhado com alunos. Avalie, registre e compartilhe a experiência realizada postando na Biblioteca com o tema "Produto hipermídia" e subtema: hipermídia, se possível, publique no Portal do Professor. Leia sobre Hipermídia.




Atividade 6

Atividade 6
1.Faça uma (re)leitura da atividade anterior (sua e de outros cursistas). Experimente colocar animações e outros recursos. Salve as alterações. Convide um professor da escola para ser seu parceiro no desenvolvimento dessa atividade.

Atividade 5

Atividade 5
1.Elaborem o esboço de uma atividade com mídias digitais a ser desenvolvida na escola. Procurem trabalhar em parceria com outros professores.
2.Utilize o editor de texto, salve no seu portifólio e organize um a apresentação em slides e disponibilize na biblioteca, material do aluno, tema: "Atividades com mídias digitais", subtema: apresentação.




Atividade 4

1.Reúna-se com alguns colegas e apresentem uns para os outros os objetos que descobriram.
2.Vão classificando esses objetos usando o padrão do Portal do Professor (nível fundamental 1 ou 2, ensino médio, profissional), modalidade (ensino regular, EJA, Escola indígena...).. Isso vai ajudar vocês quando quiserem procurar os mesmos objetos em outro momento. A finalidade de fazer isso em conjunto é para que ideias novas possam surgir: ao se reunirem educadores que tenham interesses diversos e atuem em diferentes disciplinas e séries distintas, devem aflorar muitas e diferentes visões. A diversidade, neste caso, pode trazer aumento de qualidade e de profundidade para as análises que fizerem.
3. Vocês podem fazer um documento único reunindo as observações de todos. Se fizeram seus registros no editor de textos (no diário de bordo), não terão muito trabalho para isso agora: basta copiar de cada um dos documentos individuais e colar em um coletivo. Será boa idéia, provavelmente, formatar o documento para seguir um mesmo padrão de organização em todos os comentários e registros. Façam assim, coletivamente, a classificação do que encontraram.
4.Depois, publiquem na Biblioteca, material do aluno, no tema "Avaliações de produtos multimídia” e subtema: avaliações. Deixe esse arquivo salvo em um local onde todos da escola tenham acesso.


Avaliações de produtos multimídia

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Nível de ensino: Ensino Fundamental Inicial
Componentes Curriculares: Incentivo á leitura
Modalidade: Ensino Regular
*Neste site tem muito material digital e o que mais gostei nesse site é a diversidade de temas (vídeos e áudios ).

http://leaozinho.receita.fazenda.gov.br/escola/default.htm
* Este site que ensina as crianças sobre educação fiscal e cidadania

http://www.ne.org.br
Componentes Curriculares: Tema Transversal
Modalidade: Atualização
*Além das sugestões de aulas, é ótimo para reflexão em grupo, reciclagem e atualização.

Atividade 2

1.Leiam o texto O Mito da telinha (Guia do Cursista, pag. 122). Baseados nas descobertas obtidas na atividade anterior, classifique-as segundo os critérios do Portal do Professor (nível fundamental 1 ou 2, ensino médio, profissional), modalidade (ensino regular, EJA, Escola indígena...).
2.Salve o seu trabalho e registre no Diário de bordo. Voltaremos a trabalhar com o mesmo.

Atividade 01

Atividade 1
1.Esta atividade inclui um passeio por alguns sites na Internet e pelo material que está nos computadores em sua escola para explorar o que há em forma de vídeos, arquivos de som e de imagem nesses lugares. Se você tem acesso à Internet na escola, ótimo, poderá conhecer já estes sites ricos em material para nós, professores, e, em seguida, compartilhar com seus colegas as descobertas.
2.A sugestão é que cada um permita a si algum tempo para vagar, navegar livremente por estas páginas. Clique nos links, procure coisas que possam ser interessantes para você ou para seus colegas.
3.Propomos que assistam ao vídeo "Saltos no Tempo" do grupo Bloco do Passo.
Não esqueça de anotar os endereços das coisas interessantes que encontrar. Se o fizer em um editor de textos em vez de fazer com lápis e papel, cada endereço será um link direto para a página.
4.Registre suas impressões sobre essa atividade no Diário de Bordo e Compartilhe os links pesquisados no Fórum "Conhecendo repositórios de material digital".

Conhecendo repositórios de material digital
Quando navego pela internet gosto de ver sugestão para melhor minhas aulas e a cada viagem me surpreendo com Universo da internet, quanto mais pesquiso mais coisas tenho vontade de aprender. Aproveitei a sugestão dos colegas e visitei os sites sugeridos por eles.

Caros colegas os site que navego são os seguintes:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br site do Portal do Professor tem muito material digital e o que mais gostei nesse site é a diversidade de temas (vídeos, áudios e planos de aulas) e também divisão por disciplina e ano de escolaridade.
http://leaozinho.receita.fazenda.gov.br/escola/default.htm - site que ensina as crianças sobre educação fiscal adorei!!
http://www.ne.org.br - Além das sugestões de aulas , é ótimo para reflexão em grupo , reciclagem e atualização.

Início do módulo III


O Vento Canta

Certa vez, uma indústria de calçados aqui no
Brasil, desenvolveu um projeto de exportação de sapatos para a Índia. Em
seguida, mandou dois de seus consultores a pontos diferentes do país para fazer
as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado.
Depois de
alguns dias de pesquisa, um dos consultores enviou o seguinte fax para a direção
da indústria:
"Senhores, cancelem o projeto de exportação de sapatos para a
Índia. Aqui ninguém usa sapatos."
Sem saber desse fax, alguns dias depois o
segundo consultor mandou o seu: Senhores, tripliquem o projeto da exportação de
sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos... ainda!

MORAL DA
HISTÓRIA: A mesma situação era um tremendo obstáculo para um dos consultores e
uma fantástica oportunidade para outro.
Da mesma forma, tudo na vida pode
ser visto com enfoques e maneiras diferentes. A sabedoria popular traduz essa
situação na seguinte frase:
"OS TRISTES ACHAM QUE O VENTO GEME; OS ALEGRES
ACHAM QUE ELE CANTA".
O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o
reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida, faz
TODA diferença.

Fim do módulo II

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Atividade 7

Atividade 7

2º momento
Momento de socialização – etapa presencial – preparar uma apresentação de forma criativa da atividade que foi realizada com os alunos “registro digital da experiência” e que poderá ser de várias formas , como: poster, cartaz, blog, painel, retroprojetor, apresentação de slides, etc





Atividade 7

Atividade 7

1º momento

Este registro pode ser um texto, um documento multimídia ou um hiperdocumento. Se puderem, façam ligações (links) deste trabalho para o que seus alunos produziram. Assim, terão um hiperdocumento que pode ser ainda mais claro acerca de alguns objetivos que tenham conseguido atingir. Mas, mostrar os resultados de um projeto realizado, em geral não traduz o que ele tem de mais rico, o processo como se desenrolou a atividade.

Relatem o processo explicitando o que aconteceu, como vocês planejaram e o que precisaram modificar pelas imposições da prática. Se acharem que pode ajudar, aí vai um modelo de como pode ser estruturado o documento. Mas é só um modelo, para lá de limitado e incompleto, sintam-se livres tanto para não usá- lo, como para modificá-lo na medida em que o que vivenciaram sugira.

Pontos a constar no registro descritivo do projeto:

1. Descrição do projeto com seus objetivos, etapas, recursos necessários etc, exatamente o documento que foi criado durante a segunda semana descrevendo o projeto com as correções e adaptações que tenha sofrido desde então.

2. Características da turma em que foi experimentado: série, disciplinas envolvidas, quantas aulas foram necessárias, quantos alunos participaram, quantos professores e qual o papel de cada um.

3. Descrição de como se desenvolveu. Aqui entram, possivelmente, fotos que tenham tirado, depoimentos dos alunos dizendo o que acharam do projeto, o que avaliam que aprenderam com a atividade. Depoimentos de outros professores que tenham acompanhado e tenham alguma percepção interessante do ocorrido.

4. Resultados obtidos: aonde chegaram os alunos. Desenvolveram as competências e os conhecimentos que vocês esperavam? Quais? Quais objetivos esperados não foram atingidos? Que outras aprendizagens inesperadas aconteceram? Aqui, como no ítem anterior, pode ser uma boa idéia fazer links para os trabalhos que os alunos desenvolveram para ilustrar e confirmar o que afirmam.

5. Conclusões: o que aprenderam vocês como o desenvolvimento do projeto? De que forma projetos como esse podem integrar o planejamento de vocês? Que outras atividade podem passar a integrar planejamentos futuros em função do que perceberam nesta experiência? De alguma forma a experiência sugere mudanças importantes no seu planejamento para os anos vindouros? Quais?

6. Bibliografia e webliografia: os textos, sites, páginas da internet que os ajudaram a planejar o que planejaram, a fundamentar e analisar o ocorrido.

Isso tudo deve ser feito em um documento digital, isto é, no computador porque é lá que será depositado para que se torne acessível a todos.

A sugestão é que façam o registro usando o editor de texto no qual você já sabe como fazer links para outros documentos e para páginas na Internet. Quando estiver pronto, salve-o como HTML que será um formato mais confortável para ser lido por seus colegas e mais adequado para ser colocado disponível para leitura na Internet. Tome o roteiro como referência para a criação própria de vocês. Se ele ajudar a estruturar o seu documento, ótimo. Se o perceberem como uma “camisa de força”, ignorem-no e criem ou usem a forma que lhes parecer mais adequada.

Postar na biblioteca material do aluno, o relatório da atividade que foi realizada.

2º momento

Momento de socialização – etapa presencial – preparar uma apresentação de forma criativa da atividade que foi realizada com os alunos “registro digital da experiência” e que poderá ser de várias formas , como: poster, cartaz, blog, painel, retroprojetor, apresentação de slides, etc


Relato de experiência
A turma como um todo, recebeu bem a proposta da atividade, alguns alunos tiveram dificuldade hora de digitar, pois o laboratório da escola é único contato que eles têm com o computador. O que envolveu os alunos foi saber que atividade continuaria no laboratório de informática, isso fez com que eles tivessem um interesse maior em trazer a pesquisa. O número de alunos por computador poderá será ser menor para que trabalho transcorra de forma mais adequada do que a forma que transcorreu, pois só tinha quatro computadores para usar, então tive que optar por quarteto e não duplas. A minha intenção é no próximo ano com o laboratório totalizado (instalação de novos computadores) eu realize está atividade nas turmas de 5º ao 9º ano com parceria com os professores de língua portuguesas, história, geografia, artes, matemática e educação física e se desdobre em um blog da escola.

Atividade 5

Atividade 5

1. A primeira tarefa será montar os grupos de trabalho (duplas ou trios). Sugiro que formem os grupos entre professores que tenham oportunidade de encontrar-se com freqüência e que tenham interesses similares.

Reunir o maior número possível de colegas e eleger os temas sobre os quais gostariam de trabalhar é uma forma interessante de formar as duplas (ou trios).

2. Escolhida a dupla, planejem uma atividade para ser desenvolvida com os alunos em que se usem alguns dos recursos de que tratamos nas duas semanas anteriores. Alguns exemplos de atividade podem ser:

- criação de páginas pessoais com links para coisas que tenham interesse na Internet,

- navegação e pesquisa na Internet,

- criação de um hipertexto coletivo formado por pequenas histórias intercaladas, produzidas por duplas ou trios de estudantes.

Se alguma das duplas ou trios de cursistas for formada por gestores da escola, pode-se planejar uma atividade relativa à gestão. Alguns exemplos podem ser:

- criar e publicar na rede interna um documento hipertextual listando os recursos de tecnologia de que dispõe a escola. Junto a cada equipamento pode haver um link para uma página que informe os recursos de que dispõe o equipamento, o que é necessário para usá-lo (reservar, por exemplo) como aprender a usá-lo, quem sabe usar e pode ensinar etc.;

- criar uma página que liste professores e funcionários da escola e sua função e estimule cada um a criar uma página sua para ser vinculada (ter hiperlink) a essa. Sua dupla ou trio já pode começar inserindo links para as páginas dos professores que estejam fazendo o curso e já fizeram um texto com sua apresentação.

O importante é que seja uma atividade factível com os recursos de que vocês dispõem na escola.

Para planejar esta atividade, podem e devem valer-se de todos os recursos a que têm acesso como, por exemplo:

- usar e adaptar atividades que já tenham experimentado antes e que, com o uso da tecnologia, possam ser melhoradas;

- pedir a colegas sugestões de atividades que possam ser úteis a outros grupos;

- pesquisar no Portal do Professor por atividades já desenvolvidas e experimentadas por outros;

- pesquisar, na Internet, atividades desenvolvidas em outras escolas.

3. Descrevam a atividade com tanto detalhe quanto possível, coloquem em um texto no BrOffice.org Writer e publiquem na área de troca (a Biblioteca – Material Aluno, Tema: Atividade 2.5, Subtema:“Planejando Atividade com Hipertexto) para que seja acessível a seus colegas.

4. Em seguida, cada grupo analisa o trabalho de outra dupla, para, não só fazer sugestões que possam melhorar ou ampliar a atividade planejada, como também para ter mais elementos e idéias que ampliem a sua.

5. Não se esqueça de incluir na sua página inicial do portfólio (criado na atividade anterior) uma referência a esse planejamento e um link para ele. Lembre-se de que cada coisa nova que produzir deverá ter referência no portfólio. É por meio dele que o formador poderá acompanhar seu trabalho e fazer suas avaliações para auxiliá-lo em sua caminhada.




Planejando atividade com hipertexto

Primeiro momento:
-Apresentação de um vídeo “Influência da cultura Africana no Brasil” para a apreciação.
-Propor um debate que será mediado pelo professor sobre o vídeo.
-Dividir a turma em grupos com os seguintes temas:
1° grupo: influência africana nas danças brasileiras
2°grupo: influência africana na culinária brasileira
3°grupo: personalidades africanas
4°grupo: influência africana na língua portuguesa
-Explicar aos alunos que os grupos deverão pesquisar sobre os temas propostos e, que deverão trazer a pesquisa para laboratório.

Segundo momento:
No laboratório...
-Propor que o grupo redija a pesquisa, produzindo um texto. No Word. Gravar tudo num pendrive.

Terceiro momento:
-Mostrar a turma como se elabora uma página simples no Word, explicando o que é hiperlinks, e como salvar em HTML. (extensão da internet).
-Montagem da página da turma sobre o projeto.
Obs. Colocar na página um espaço para as avaliações

Avaliação:
*Apreciação da comunidade escolar sobre a página criada.

Recursos:
*Vídeo *Computador *Internet *Folhas/canetas

Atividade 4

Atividade 4

1.Você vai criar a página inicial de seu portfólio, uma página onde vai registrar, ao longo do curso, as atividades que fez e fará, as coisas que descobrir e inventar. Mas nem tudo ficará nessa página. Nela você vai colocar um comentário sobre cada atividade, sobre cada coisa que produzir e colocará links para essas coisas. Essa proposta visa a que você aprenda a fazer um hipertexto que reúna o que você já produziu neste curso até agora. Esse documento deve continuar a ser utilizado por você ao longo dos estudos, inserindo pequenos textos com comentários sobre a sua produção e com links para cada novo trabalho produzido. Poderá também incluir comentários e links para objetos digitais e outros recursos que encontrar e cujo uso em educação lhe pareça interessante.
2.Assim enriquecido, ao longo de todo o curso, esta coleção de documentos será o seu portfólio, um conjunto de documentos que retrata a sua trajetória, o que aprendeu, as reflexões mais importantes e um pouco de como aprendeu, como se deram as descobertas etc.


Atividade 3

Atividade 3

1. Vá ao Ambiente de compartilhamento de produções, escolha e leia os trabalhos dos colegas.
2. Os trabalhos devem ser todos curtos, pois esta era a orientação. Muitos terão copiado textos semelhantes, alguns talvez se pareçam com o seu trabalho. Tudo bem, a idéia é mesmo que o grupo caminhe para a construção de alguns consensos sobre o que é um hipertexto.
3. Escolha três trabalhos que apresentem algo que lhe pareça interessante e faça comentários, dizendo por que chamaram a sua atenção. Faça os comentários no próprio documento, para que os próximos leitores possam compartilhar de suas observações. O propósito é enriquecer um pouco cada um dos documentos com observações de muitos. Mas não se alongue, faça comentários breves, para que possam ser lidos rapidamente.
4. Se algum texto for demasiadamente grande, faça um comentário com essa observação (se alguém já houver feito, apenas corrobore se lhe parecer cabível).
5. Volte ao seu trabalho e leia os comentários dos colegas. Se achar cabível, amplie ou replique os comentários, ou modifique alguma coisa em seu texto original. Aproveite os comentários de seus colegas para tornar seu (hiper) documento ainda melhor.

Os cloegas abaixo arrasaram:
Aline: Ela conseguiu nos mostrar como uma navegação por hipertexto pode se inovadora e interessante, porém não esqueceu de chamar nossa atenção quanto ao uso consciente com o nosso aluno.
Ronald :Excelente comparação entre a navegação e biblioteca !
Eliany: Achei legal ela lembrar da autonomia que temos ao fazer pesquisa com hipertexto.

Atividade 2

Atividade 2

1.Elabore uma conceituação sua sobre Hipertexto, utilizando o que leu até agora. A proposta é criar um texto curto, de no máximo uma página, com uma colagem de colaborações retiradas do que você leu e adicionar algum comentário ou intervenção sua. Procure, nas várias páginas que leu, alguns trechos pequenos que, em sua opinião, expressam de forma clara "o que é um Hipertexto?".


Após a primeira atividade naveguei em diversos sites e um o conceito que achei interessante foi:
“Conceito de Hipertexto
A HTML é baseada no conceito de Hipertexto. Hipertexto são conjuntos de elementos – que muitos chamam de nós – ligados por conexões. Estes elementos podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos, etc.
Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação. Eles não estão conectados linearmente, como se fosse um texto de um livro, por exemplo, que um assunto é ligado ao outro seguidamente. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto.
O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.”
http://www.tableless.com.br/sobre-hipertextos

Continuei minha busca por mais informações sobre hipertexto, e encontrei esse trecho interessante também:
“O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''. Imre Simon
Wed Jul 16 16:46:01 EST 1997
http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html
O que me levou a concluir que: o hipertexto nos permite escrever e ler com a possibilidade de abrir "janelas", encontrar novos caminhos e conexões com informações, que vão nos associar rápido e intuitivamente a outros textos, outros fragmentos, outras idéias, sem limites para a imaginação, cada novo sentido dado a uma palavra, não mais em páginas, mas em dimensões grandiosa, que podemos compor e recompor a cada leitura, assim o hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura.

Atividade 1

Atividade 1

1. Navegue, individualmente, no site Wikipédia começando pelos hipertextos disponiveis na Biblioteca - Material do Professor, na Coletânea da Unidade 2. Utilizando a Internet, você poderá ir além do que há no texto, se assim o desejar.
2. Reúnam-se em duplas. Cada pessoa da dupla mostra rapidamente ao colega os sites pelos quais navegou e o que encontrou de interessante ali.
3. Discussão com todo o grupo:
* Houve diferença nos caminhos navegados?
* Que diferenças de percepção resultaram?
* Alguém se perdeu na navegação?
* Soube voltar para as páginas iniciais?
* Há ganhos em navegar à deriva?
4. Salve o arquivo com o Tema: Impressões sobre experiências de navegação.


Coisas importantes e significativas

Foi pedido pela atividade que entrássemos no link http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto e navegássemos sem medo de errar ou acerta.

E assim o fiz dei um clique na página sugerida, lá encontrei um dos inúmeros conceitos para hipertexto e varias palavras com link, a que me interessou vou a digital, clique nela e uma nova página se abriu, nessa terceira página link que me interessou foi circuito digital nesse novo link além do conceito de circuito digital encontrei o a origem da palavra digital e ao ler sua origem outros links apareceram, e a cada clique que eu dava novos interesses e informações iam surgindo em minha tela.Assim a nossa vida e o tempo estão partidos, divididos em múltiplos pontos compondo uma rede em que novas conexões surgem conforme o momento e a necessidade, o mesmo me valeu durante a navegação por hipertextos.

Início do módulo 2

Fim do módulo 1

Maneira de dizer as coisas

Uma sábia e conhecida anedota árabe diz que, certa feita, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes.
Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho.

Que desgraça, senhor! Exclamou o adivinho.
Cada dente caído representa a perda de um parente de Vossa Majestade.
Mas que insolente! - gritou o sultão, enfurecido. Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui!
Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites.
Mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho.
Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe:
Excelso senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.
A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho.
E quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:
Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro.
Lembre-se, meu amigo - respondeu o adivinho - que tudo depende da maneira de dizer.
Um dos grandes desafios da Humanidade é aprender a arte de comunicar-se.
Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra.
Que a verdade deve ser dita em qualquer situação, não resta dúvida. Mas a forma com que ela é comunicada é que tem provocado, em alguns casos, grandes problemas.
A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém pode ferir, provocando dor e revolta.
Mas se a envolvemos em delicada embalagem e a oferecemos com ternura, certamente será aceita com facilidade.
A embalagem, nesse caso, é a indulgência, o carinho, a compreensão e, acima de tudo, a vontade sincera de ajudar a pessoa a quem nos dirigimos.
Ademais, será sábio de nossa parte se antes de dizer aos outros o que julgamos ser uma verdade, dizê-la a nós mesmos diante do espelho.
E, conforme seja a nossa reação, podemos seguir em frente ou deixar de lado o nosso intento.
Importante mesmo é ter sempre em mente que o que fará diferença é a maneira de dizer as coisas...

Atividade 09

Atividade 09

1.Organize a apresentação do resultado e da análise da pesquisa usando o Impress ou Power Point (2 a 3 slides).
2.Salve o documento na pasta “Meus documentos”.
3.Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Divulgação da Pesquisa”.
4.Salve o arquivo em um CD ou no pendrive para fazer a apresentação no encontro presencial.





Atividade 08

Atividade 08

1.Faça uma pesquisa envolvendo uma experiência de trabalho por projeto, realizada no contexto da escola. Esta pesquisa poderá ser feita via Internet ou contato (entrevistas, observação, leitura de artigos ou livros) com professores.
2.Considere, nesta pesquisa, algumas características do projeto: tema, conteúdos curriculares envolvidos, números de alunos e professores participantes, tecnologias e mídias utilizadas, duração, atitudes dos alunos, entre outros.
3.Organize e documente as informações pesquisadas.
4.Elabore uma análise sobre os dados pesquisados, usando o editor de textos.
5.Salve o documento.
6.Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Pesquisa_Projeto”.
7.Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca, Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.



FICHA DE AVALIAÇÃO DE PROJETO

Título do projeto: Valores Humanos

Breve resumo do projeto:
O projeto desenvolvido tem o objetivo promover o desenvolvimento de atitudes e comportamentos que levem os participantes do projeto à condutas que envolvam pensamentos, palavras e ações fundamentadas nos Valores Humanos .
O trabalho é feito pelos professores de toda a unidade escolar que decidem quais atividades serão aplicadas ao aluno para alcançar os objetivos propostos dentro de sua disciplina e realidade da turma.

1. O tema do projeto se enquadra na realidade econômica, social ou cultural da escola?
(x) Sim ( ) Não ( ) Às vezes

2. O projeto pesquisado poderá ser útil na perspectiva dos conteúdos curriculares envolvidos na solução de problema que tenha motivado a escolha do tema?
(x ) Sim ( ) Não ( ) Às vezes

3. O Projeto prevê uma participação efetiva dos alunos, visando uma ampliação do conhecimento curricular a que se propõe?
(x) Sim ( ) Não ( ) Às vezes
Quantos alunos participaram? 590

4. Houve envolvimento dos professores da escola no que se refere ao acompanhamento das atividades realizadas pelos alunos e na realização do projeto?
( x) Sim ( ) Não ( ) Às vezes
Quantos professores participaram?

5. Quais as tecnologias e mídias utilizadas?
(x ) TV ( x ) DVD ( )Retroprojetor ( )Computador ( )Data show
( x)Mídia de DVD e CD ( x )Câmera digital ( )Filmadora
( )Internet
Outros: jornais, livros paradidáticos e revistas

6.O tempo de execução do projeto é compatível com o tamanho da equipe e o volume de trabalho? ( ) Sim ( x ) Não
Qual foi a duração prevista? 3 meses

7. A Bibliografia citada demonstra conhecimento atualizado do proponente na área de conhecimento do projeto?
( x) Sim ( ) Não


8.Elabore análise sintetizada que evidencie a consistência do projeto pesquisado:
O projeto foi uma das ações para diminuir a indisciplina e a violência entre os alunos.
Com reflexões no desenvolvimento de atitudes e comportamentos que levem os participantes do projeto estabelecer relações mais equilibradas e construtivas com os colegas, comportando-se de maneira solidária, valorizando as diferenças e rechaçando qualquer tipo de discriminação, resolvendo situações de conflito de forma tranqüila e convivendo adequadamente conforme as regras elaboradas pela da turma e os valores.
Por se tratar de ações que utilizaram no dia, professores e alunos durante o projeto concluíram que mesmo após sua culminância não será esquecido.


Atividade 07

Atividade 07

1.Clique no link Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.
2.Assista ao vídeo e destaque os pontos levantados da sua observação.
3.Selecione o item Diário de Bordo.
4.Escreva sua reflexão sobre a observação feita no espaço próprio do Diário de Bordo.

Observei que foram utilizados vários recursos tecnológicos que tornaram as atividades propostas mais dinâmicas e interessantes e também não houve distinção de idade (crianças, jovens, adultos e idosos ) e sim adequação ao do recurso atividade proposta e a clientela atendida.

Atividade 06

Atividade 06

1. Acesse o Portal do Professor: Web.
2.Selecione o item “Espaço da Aula” e clique em “Sugestões em Aula”.
3.Analise o exemplo, destacando pontos das estratégias de aula, da avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de
vista da aprendizagem do aluno e que possam tornar-se referência para sua prática pedagógica.
4.Elabore no editor de textos um fichamento contendo: nome do programa, áreas do conhecimento envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente.
5.Salve o documento na pasta “Meus documentos”.
6.Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Experiência_Sugestões de aulas”. Sub-tema: “Fichamento”
Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.

Sugestão de aula

Nome do programa: Introdução ao Sistema Respiratório
Área de conhecimento: Ciências
Autora: Alessandra Kemper
Co-autora: Maria das Graças M. de Souza
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=261

Descrição da aula:
O objetivo dado pela professora foi identificar as principais características do sistema respiratório.
O assunto é abordado de maneira lúdica e visual na sala de informática.
No final ela pede aos alunos que façam um esquema do sistema respiratório e usa esse esquema como ferramenta de avaliação independente da qualidade artística do trabalho.

Sugestão:
Na minha opinião faltou visualização do processo de respiração e a manipulação dos materiais ajudam a compreender que a inspiração é um processo ativo (gasto de energia) e a expiração ocorre passivamente, entre outras coisas. Exemplo de material para manipulação é a construção do modelo de aparelho respiratório com sucata: garrafa, balão, borracha (diafragma), os alunos adoram e ainda facilita o entendimento.

Atividade 05

Atividade 05

Tecnologia na minha escola - Faça uma breve observação na sua escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isto vem acontecendo.

Orientações para a realização da atividade
1.Em biblioteca – Material do professor, salve o formulário para preencher os dados sobre as tecnologias disponíveis na sua escola e como elas vêm sendo utilizadas. E salve o "Relatório".
2.Organize estas informações usando o Impress ou Power point (2 a 3 slides).
3.Salve o documento.
4.Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema "Minha escola".
5.Salve o arquivo em um CD ou no pendrive para fazer a apresentação no encontro presencial.

Conheça minha escola:





Atividade 04

Atividade 04

Entre no fórum Conhecendo a turma e fale sobre você, interagindo com os colegas.

Olá, colegas
Chamo-me Mauricéia vou completar 10 anos de magistério na Prefeitura de Nova Iguaçu, trabalho na Escola Professora Leopoldina M.B. de Barros desde sua fundação, atualmente estou na função de Incentivadora à Palavra, procurando mostrar aos alunos que a leitura pode ir além das palavras, que podemos criar pontes do cotidiano com o imaginário.

Atividade 03

Atividade 03

1. Vamos assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia.

E discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho: "[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento." (Dowbor, L., 2001)
2. Entre no Fórum Educação e Tecnologia para registrar sua contribuição e, ao mesmo tempo, conhecer e comentar as contribuições dos colegas.

Eu entendi vendo a entrevista com o Prof. Ladislau que a escola deve deixar de ser simples repetidora de conhecimento e se tornar auxiliadora na busca de novas compreensões, idéias, ações criativas, enfim se tornar um espaço onde o conhecimento se amplie.Porque as tecnologias estão sempre em evolução e cada vez mais presentes na nosso dia-dia e a escola não pode fechar-se em seus muros.

Atividade 02

Atividade 02

Leia o texto "As sereias do ensino eletrônico" e a partir das questões colocadas nos pontos de reflexão e levantadas nos momentos de aprendizagem, registre alguns aspectos relacionados à sua preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem, no Diário de Bordo.


Uso da tecnologia nos processos de ensino aprendizagem A utilização da tecnologia no processo de ensino aprendizagem tem me levado a refletir no uso que se faz destas tecnologias, levando em consideração o aluno e como eu posso guiá-lo a construir conhecimento com essas ferramentas. Como posso abrir portas e mostrar o caminho para essa construção. Eu como educadora procuro me entregar a esse espírito de mudança, conhecendo e trabalhando esse mundo de oportunidades. Minhas expectativas é que utilizando as tecnologias no processo de ensino aprendizagem como recursos para proporcionar o diálogo com os alunos e com o mundo, onde essas tecnologias sejam ferramentas integradoras, capazes de colaborar para uma reflexão crítica.

Atividade 01

Atividade1


Quem sou como professor e aprendiz?
Diante deste novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características da sociedade atual, reflita sobre o tema "Quem sou como professor e aprendiz" e explicite seu relato produzindo um pequeno texto, considerando as questões apresentadas abaixo.
Pontos para sua reflexão:
Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno?
Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento?
Desenvolvo uma prática interativa com os alunos?
Ouço suas idéias?
Aprendo com os alunos?
Com os colegas?
Faço mudanças na minha forma de ensinar? Por quê?
Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?

Orientações para a realização da atividade
Ler a entrevista: "Tecnologias trazem o mundo para a escola"
1. Escreva o relato no Editor de textos com cerca de 250 a 300 palavras.
2. Salve o documento na pasta.
3. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema "Quem sou".


Quem sou eu ?

Sou professora do 1º segmento do ensino fundamental, atualmente estou como Incentivadora da Palavra.
Busco a cada dia com minhas atividades despertar o interesse dos alunos pela leitura, que vai muito além da leitura de “livros”,utilizando vários recursos para que eles possam fazer uma leitura de mundo.
Compartilho a todo o momento idéias com os alunos e os colegas, aprendendo muito nessas trocas, a partir disso reflito sobre minha prática mudando-a para transformar minhas atividades mais interessantes.
Procuro está atualizada para que eu possa contribuir na formação de alunos críticos e atuantes.

domingo, 22 de novembro de 2009

Apresentação


O curso de Tecnologia na Educação : ensinando e aprendendocom as Tic's foi realemnte uma fascinante aventura onde pude refletir sobre algumas características da época em que vivemos, tomar consciência do papel da tecnologia na vida cotidiana, compreender a construção do conhecimento na sociedade da informação, descobrir como participar mais efetivamente desse processo e como inseri-lo em sua ação profissional de educador, contribuindo para a qualidade da educação e a inclusão social de crianças, jovens e adultos brasileiros

Objetivos





Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:

• compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

• planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;

• utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.